Dica de Presente baratinho, use a criatividade com um kit de barbear.

Kit de Barbear em caixinhas ou pote de vidro, que pode acompanhar um manual com instruções de como fazer a barba corretamente. Fazer a barba é uma pratica que todo homem tem que fazer e o kit de barbear pode ser um presente muito útil a qualquer homem, seja amigo, namorado, noivo, marido, pai ou avô e para esse presente ficar mais personalizado e criativo só depende de sua imaginação, confira as sugestões e leia as dicas do manual de barbear que pesquisamos no site da revista viva saúde.  

“O cuidado com a barba é uma arte que exige atenção especial, além de muita calma e paciência. Caso contrário, pode acarretar ou agravar uma série de doenças: foliculite, micoses, dematite seborreica, acne cística e pediculose”, alerta Alba Clausen, dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP).

De acordo com Carolina Marçon, da Sociedade Brasileira de Dermatologia SBD), a foliculite é a mais comum destas complicações. Conhecida popularmente como “pelo encravado”, ela consiste em uma infecção causada por bactérias ou fungos que acomete o folículo capilar, gerando uma inflamação local que aparece na forma de pontinhos avermelhados ou com pus. “Quanto mais paralelo for o crescimento dos pelos em relação à pele, maior é a possibilidade de a doença surgir. Por conta da genética, os negros são mais predispostos a ter a doença, enquanto que os orientais, em geral, sofrem menos devido ao fato de seus pelos crescerem perpendicularmente.”

Outro problema bastante frequente é o agravamento de quadros de acne. Carolina explica que, como algumas espinhas apresentam pus, há o risco de cortá-las ao passar o barbeador. Isso deixa cicatrizes e faz com que a infecção espalhe para outras regiões.

O ritual diário

Quem busca por uma pele saudável não pode ter pressa quando for aparar os pelos faciais. Antes, eles devem ser amolecidos. “O momento ideal para fazer a barba é durante ou logo após o banho. Outra opção é fazer compressas com toalha quente por 30 segundos, porque a água quente, o vapor e o calor abrem os poros e os pelos ficam mais macios. Quanto mais macios estes estiverem, melhor será o deslizamento da lâmina, o que evita irritações e inflamações”, diz Alba. Higienizar o rosto é outra recomendação da especialista. A lavagem durante o banho deve ser feita com um sabonete adequado ao tipo de pele do homem. Para não danificá-la ou provocar reações alérgicas, é importante solicitar a orientação de um médico dermatologista.

Nada de usar sabonete!

O próximo passo envolve a aplicação de um cosmético para que o aparelho de barbear possa deslizar pela penugem. O uso de sabonetes nesta etapa não é aconselhável, já que eles podem causar irritação, ardência ou ressecamento. Recomenda-se que indivíduos de pele seca utilizem cremes do tipo mousse, enquanto que os de pele oleosa optem por espumas em gel. Outro produto que ajuda no processo é o condicionador para cabelo, que deve ser aplicado durante o banho. “Oriento os pacientes a passarem na barba, pois ajuda a amolecer os pelos e hidrata o rosto”, acrescenta Carolina. A dermatologista da SBD também alerta para os cuidados com as lâminas do barbeador.  Para evitar o acúmulo de bactérias e irritações, elas precisam ser trocadas após, no máximo, cinco usos. Portadores de acne devem aparar as regiões afetadas por último e descartar a lâmina em seguida.

No fio da navalha

Após os preparativos, é chegada a hora de pegar no barbeador. “A ordem ideal é a seguinte: começar pela costeleta, depois seguir para a bochecha, a região maxilar, a boca e, por último, o queixo, pois é o local onde os pelos mais demoram para amolecer”, recomenda Carolina. Ela ressalta que, quando o homem passa as lâminas no sentido contrário ao do crescimento do pelo, ele acaba empurrando-o para embaixo da pele antes de ser cortado. Isso deve ser evitado, uma vez que pode provocar foliculite.

O pós-barba também requer algumas precauções. A dermatologista Alba aponta quais são elas: “Primeiro, aplique uma toalha quente ou use a água quente do banho para retirar o que restou do creme ou gel. Na sequência, enxague o rosto com bastante água fria para fechar os poros e aplique um produto pós-barba. Evite cosméticos à base de álcool, pois estes ressecam e irritam a pele.”

Segundo a médica, o ideal é que o ato de barbear seja feito com um intervalo de pelo menos um dia e, se possível, o homem deve fazer uma pausa no final de semana para que a pele possa “descansar”. Aos que pretendem manter a barba, uma dica: “Lavem diariamente com shampoo. Se os pelos forem muito ásperos e secos, use condicionador para cabelo e apare-os ao menos uma vez por semana para manter o modelo.” 

fonte de pesquisa de como fazer a barba correta, revista viva saúde uol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário