Encadernação Manual - Dica Mi Presentes

Encadernar é juntar sob uma proteção, ordenadamente, por meio de costura, os cadernos ou as folhas de uma obra para formar apenas um volume compacto, esse é coberto com uma capa para protejelo e deixa-lo mais bonito. Existem várias formas de encadernar,  utilizados comercial e industrialmente, por exemplo; brochura, canoa, wire-o, espiral. Mas quando não é usado o sistema industrializado para encadernação surge o que chamamos de encadernação artística ou artesanal.


Encadernação Copta – Copta é uma encadernação artesanal artística que teve origem no Egito e era usada para encadernar livros sagrados. Esse tipo de encadernação é muito resistente e produz um trançado belíssimo, transformando cadernos em peças únicas e super exclusivas.


Encadernação Longstitch – Longstitch ou buttonhole é uma técnica que se caracteriza por criar linhas ao longo do dorso do livro, caderno ou álbum, por meio de uma abertura na própria capa do livro, sem nenhum uso de cola. Essa costura é muito usada em álbuns.



Encadernação japonesa – Essa costura bonita é conhecida como Encadernação Japonesa, onde há a união de blocos de folhas e pode ter muitas variações.

Você pode fazer:

 - Albuns de fotografia.
 - Caderno de receitas.
 - Agendas.
 - Kit Maternidade.


A encadernação manual é uma arte muito antiga que se iniciou a milhares de anos. Atualmente com a alta tecnologia para a  produção de cadernos e livros em grande escala  torna se inviável a produção manual e personalizada de cadernos, capas para livros, cadernetas e outros. Mas com com o interesse e a procura por objetos personalizados fez aparecer novamente a tendência por resgatar os cadernos e capas feitos à mão, o trabalho artesanal feito por pequenos produtores, além de  belo é feito com carinho, cuidado e muito capricho é um trabalho gracioso e se torna uma ótima opção para presentear amigos e parentes com lindos cadernos, cadernetas ou capas personalizadas.


Com a encadernação manual, é possível escolher o tamanho do seu caderno, escolher o tipo de capa, o tipo de bordado, o tipo de costura e muito mais conheça alguns trabalhos e se tiver interesse em adquirir entre em contato conosco, mais uma dica Mi Presentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário