Lasanha de espinafre

Lasanha de Espinafres, Requeijão e Pesto


Ingredientes para 4 a 6 pessoas:

4 colheres de sopa de azeite
40g de farinha
600ml de leite
2 requeijões (aproximadamente 350g)
1/2 cebola
100g de queijo mozarella
sal, pimenta e noz moscada q.b.
350g de espinafres congelados
cerca de 12 folhas de lasanha seca (das que não necessitam de pré-cozedura)
1 frasco pequeno de pesto (usei pesto caseiro)
1 mão cheia de amêndoas ou pinhões

Preparação:

Cozinhe os espinafres em água temperada de sal (pouco) e quando estiverem cozidos escorra-os bem, espremendo, de modo a libertar o máximo de água possível. Pique-os depois com uma faca e reserve.
Entretanto leve um tacho ao lume com o azeite. Acrescente depois a farinha e deixe-a cozinhar no azeite durante 1 ou 2 minutos. Acrescente depois o leite, pouco a pouco, mexendo sempre, de modo a criar um molho cremoso. Tempere depois com um pouco de sal, pimenta e noz moscada a gosto.
Junte depois o requeijão em pedaços ao molho até ficar bem incorporado e cremoso. Se necessário bata com a varinha mágica. Retire uma parte do molho, cerca de 1/4 para uma taça e incorpore os espinafres no restante molho, assim como a cebola previamente picada.
Coloque um pouco do molho com espinafres no fundo de um tabuleiro ou pirex que vá ao forno e cubra depois com algumas placas de lasanha. Sobre as placas espalhe o molho pesto, coloque mais molho de espinafres e requeijão e volte a colocar placas de lasanha. Repita até esgotar todos os ingredientes e terminando com uma placa de folhas de lasanha sobre a qual deverá espalhar o molho reservado sem os espinafres. Polvilhe depois generosamente com o queijo mozarella ralado e polvilhe com os pinhões ou amêndoas grosseiramente picadas.
Tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe tostar a superfície.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

fonte: http://paracozinhar.blogspot.com.br/2015/02/lasanha-de-espinafres-requeijao-e-pesto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário